Cálculo da Brigada
A brigada de incêndio deve ser dimensionada de acordo com o nível de ocupação constante do AVCB.
Exemplo: Ocupação: J-4
No anexo A, alterado através da 3ª edição da IT-12, em 09/10/2020, os treinamentos de brigada constam como obrigatórios o de NIVEL BÁSICO, porém, deve ser seguida a recomendação do CBM para treinamento pertinente, ou seja: Intermediário ou Avançado.
Esta recomendação decorre da observação do Nível de Ocupação do AVCB.
Portanto, se o nível de ocupação for um J-4, deve ser realizado o treinamento intermediário e avançado, conforme tabela constante do da tabela do anexo A, sendo 50% da população intermediário e 50% avançado..
Caso o responsável pelo AVCB da empresa OPTE pelo treinamento básico, em detrimento do recomendado, este deverá EMITIR a competente ART recomendando o nível básico e responderá civil e criminalmente pela medida adotada.
Os treinamentos recomendados pelo CBMMG obedecem a uma malha curricular distinta, com carga horária especifica para o aprendizado, e estão diretamente relacionados a carga de incêndio e risco do meio ambiente de ocupação da população do empreendedor.
Portanto, evite riscos desnecessários e siga a recomendação do CBMMG para o nível de ocupação constante de seu AVCB.
Isso fará uma grande diferença em eventual sinistro!
Para tanto informe na tabela anexada em formato de excel os seguintes dados: (explo J-4)
a) Verifique a quantidade de pessoas por pavimento e informe essa quantidade no campo próprio, em vermelho. Vamos informar que temos 50 pessoas;
b) Em seguida informe qual o percentual da tabela do ANEXO A, da Ocupação J-4, para até 10 pessoas e acima de 10 pessoas, no campo amarelo;
c) Neste exemplo o percentual até 10 pessoas é de 60% e acima de 10 é de 30%;
d) O resultado aparecerá no campo AZUL, como sendo de 18 brigadistas.
Obtido o numero de brigadistas, o próximo passo é definir o nível de treinamento recomendado em referido anexo A, podendo ser: básico, intermediário ou avançado, de acordo com a ocupação constante do AVCB.
No exemplo acima, o nível recomendado é de 50% intermediário e 50% avançado.
J-4 50% Intermediário 50% Avançado
Portanto, no exemplo adotado teríamos 9 brigadistas com curso intermediário de 20 horas e 9 brigadistas com curso avançado de 32 horas.